Notícias e Galeria de imagens

Mantenha-se a par das atividades que vamos realizando e veja as respetivas fotos

Mostra do Projeto CIVERA

Mostra do Projeto CIVERA

Video apresentado aos Parceiros Locais

Aproximando-se a conclusão (prevista para o final de Maio 2015) do Projeto CIVERA - Fase Estágio , realizou-se uma Mostra aos Parceiros Locais do que de mais significativo foi feito durante o ano de Estágio e perspetivas de seguimento das várias Linhas de Trabalho desenvolvidas - em produção multimédia!! :) [clicar na imagem para ver o Video]


Colaboração com a Escola Profissional de Odemira (EPO)

Colaboração com a Escola Profissional de Odemira (EPO)

Acácia dealbata - controlo de manutenção

O Projeto CIVERA convidou a Profª Madalena da EPO e a sua Turma do 12ºano para participarem numa intervenção de terreno, realizada no dia 12 de Maio 2015, com vista a fazer o controlo de manutenção, por meio da técnica de descasque, numa área que se encontra invadida secundariamente pela Acacia dealbata em sequência da rebentação maciça de raíz (reprodução vegetativa) e alguma germinação de semente. Esta área já tinha sido sujeita em 2012/2013 a uma 1ª intervenção profissional financiada, em que se procedeu ao corte com pincelagem das toiças. Agradecemos o esforço à "brigada anti-acácia da EPO" :), foram incansáveis!

Ver Galeria

A Universidade Sénior de Odemira (USO) no interior do Concelho

A Universidade Sénior de Odemira (USO) no interior do Concelho

Passeio Pedestre Ribeirinho em Sabóia - 6 de Maio 2015

O Projeto Civera convidou o Prof. António Rui e seus honoráveis alunos para a estreia da atividade "Percurso Pedestre Ribeirinho - Foz de Sabóia", uma das que compõem o Pacote de Lazer e Aprendizagem de Ar Livre que concebemos para o Interior do Concelho de Odemira. À parte um malfadado ataque de espirros, um tombo do banquinho abaixo e algumas carraças excessivamente amigáveis... foi uma bela estreia! A boa disposição, o interesse demonstrado no que tínhamos para oferecer e as conversas a propósito (ou nem por isso...) cheias da experiência própria dos séniores, foram a melhor recompensa que poderíamos ter recebido - sem desfazer daquele bolinho enqueijado, uma delícia... Bem hajam, voltem sempre!

Ver Galeria

Saída de Campo com a Escola Profissional de Odemira

Saída de Campo com a Escola Profissional de Odemira

Saída de Campo para exploração da temática das espécies invasoras

No dia 6 de Janeiro de 2015 o Projeto CIVERA realizou uma saída de campo com os alunos da disciplina de Biologia da Escola Profissional de Odemira. Esta saída de campo teve como tema principal a problemática das espécies invasoras. Os alunos tiveram oportunidade de ver no terreno, em primeiro lugar, uma área (frente ribeirinha da Aldeia de Santa Clara a Velha) em que a espécie Acacia dealbata foi erradicada e em segundo lugar, uma área (Monte da Cruz) em que após uma intervenção (corte e pincelagem), verifica-se o rebentamento e nova instalação desta espécie

Ver Galeria

Colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sabóia (AESabóia)

Colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sabóia (AESabóia)

Concurso 2014/15 para o Prémio "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho

O AESabóia e o Projeto CIVERA, em parceria, candidataram a este Concurso uma proposta de trabalho com o tema "Plantas Invasoras - Conhecer para agir!", a qual foi aprovada na 1ª fase de seleção. Seguiu-se o desenvolvimento dos trabalhos propostos, tendo o CIVERA contribuído com a conceção de material didático e respetiva apresentação em sessões de sala, assim como orientação de ações de terreno.

Ver Galeria

Cogumelos na Freguesia de Sabóia

Cogumelos na Freguesia de Sabóia

Tão fotogénicos que nós somos!

No decurso dos trabalhos de campo do Projeto CIVERA, durante os meses de Dezembro 2014 e Janeiro, Fevereiro 2015 deparámo-nos com uma multiplicidade de cogumelos nascidos em vários recantos... e claro que tivemos que fotografar!
A identificação das espécies presentes em cada foto foi feita pela Dr.ª Maria Helena Machado (especialista do tema), a quem pedimos colaboração para o efeito. Agradecemos a gentileza e repetimos aqui o que nos foi dito na altura: "É necessário ter em consideração as incertezas e limitações que decorrem da identificação de Cogumelos feita apenas com base em fotos!"

Ver Galeria

Colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sabóia - Clube dos Cientistas Ambientais

Colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sabóia - Clube dos Cientistas Ambientais

Saída de Campo para exploração da temática das espécies invasoras

No dia 12 de Novembro de 2014 o Projeto CIVERA realizou uma saída de campo com os alunos do Clube dos Cientistas Ambientais do Agrupamento de Escolas de Sabóia e a sua Professora Rosália Ribeiro. Esta saída de campo teve como ponto de partida e chegada a frente ribeirinha da Aldeia de Santa Clara a Velha, tendo sido feita uma caminhada nas margens do rio, onde os alunos tiveram oportunidade de identificar e interagir com as espécies autóctones ribeirinhas e com a espécie invasora Acacia dealbata.

Ver Galeria

Percurso Pedestre Ribeirinho Foz de Sabóia

Percurso Pedestre Ribeirinho Foz de Sabóia

O Projeto CIVERA organizou a 1ª Edição do Percurso Pedestre Ribeirinho Foz de Sabóia

No âmbito da FACES 2014, o Projeto CIVERA organizou a 1ª Edição do Percurso Pedestre Ribeirinho Foz de Sabóia, consistindo numa caminhada de 5,58 km nas margens do Barranco do Ameixial e Rio Mira, na zona designada Foz de Sabóia, com paragens em pontos específicos para exploração de questões de base técnico-científica sobre os ecossistemas ribeirinhos, em linguagem acessível a todos.

Ver Galeria

Projeto CIVERA na FACES 2014

Projeto CIVERA na FACES 2014

Marcámos presença na FACES 2014 (Feira das Atividades Culturais e Económicas de Sabóia).

O Projeto CIVERA esteve presente na FACES 2014 (Feira das Atividades Culturais e Económicas de Sabóia), num stand comum com a Junta de Freguesia de Sabóia. No decorrer dos três dias da Feira (15, 16 e 17 de agosto) realizaram-se no stand diversas atividades de base técnico científica de interação com os visitantes (jogos e uma experiência interpretativa).

Ver Galeria